Ford testa sistemas de alerta… com campainhas de bicicleta!

A Ford está a testar uma nova tecnologia inteligente de alertas ao condutor, que pode ser uma verdadeira revolução face aos actuais sistemas.

 

Um dos testes passa pelo uso de altifalantes específicos para indicar a direcção a partir da qual pessoas e objectos se aproximam do veículo. 

As experiências incluem ainda a utilização de sons intuitivos, tais como passos, campainhas de bicicleta e ruídos de viaturas em andamento em vez de uma única fonte sonora. 

Os primeiros resultados revelaram que os condutores que utilizavam a tecnologia de alerta de áudio direccionado (Directional Audio Alert) foram bem mais exactos na identificação de potenciais perigos e a sua respectiva posição. 

"Os sons de aviso utilizados actualmente já são eficazes na informação aos condutores acerca de situações em que devem ter mais cuidado e estarem vigilantes". 

"A tecnologia do futuro poderia alertar-nos tanto para o perigo como para a sua origem", explicou Oliver Kirstein, engenheiro de software SYNC da Ford Europa. 

Os modelos da Ford, à semelhança de outras marcas, já usam um conjunto de sensores para identificar quando peões, ciclistas e outros veículos estão nas proximidades. 

Essas tecnologias de apoio ao condutor oferecem alertas visuais e sonoros e, se necessário, aplicam travagens de emergência.

O software de alerta de áudio direccionado desenvolvido pela Ford utiliza a informação dos sensores para seleccionar o som apropriado e reproduzi-lo pelo altifalante mais próximo do obstáculo. 

Testes em ambiente simulado demonstraram que, em 74% dos casos, os condutores alertados por aquele sistema identificaram correctamente a natureza e a fonte do perigo.

E, mesmo com um som normal, 70% dos condutores identificaram de forma acertada onde o objecto estava localizado. 

Os engenheiros acreditam que, num futuro próximo, aqueles resultados poderão ser ainda melhorados com som espacial 3D, semelhante ao usado nos cinemas e em jogos de vídeo. 

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Em destaque